Bem-vindo(a)!

AtoM Centro de Memória Jorge Calmon

Ambiente Digital de Descrição Arquivística do Arquivo Histórico da Santa Casa da Bahia

O AtoM Centro de Memória Jorge Calmon é o ambiente digital de descrição e organização arquivística do Arquivo Histórico da Santa Casa de Misericórdia da Bahia. Este ambiente, que ainda está em fase de customização e inserção de dados, é estruturado a partir das normas de descrição arquivística internacionais ISAD(G), ISAAR(CPF), ISDF e ISDIAH) e nacional (NOBRADE). Esta ação integra o Projeto "Memória nas Redes: Criação de ambientes virtuais para o Arquivo Histórico Histórico da Santa Casa de Misericórdia da Bahia", contemplado pelo Prêmio Fundação Pedro Calmon, via Programa Aldir Blanc, Lei Aldir Blanc.

Em curto prazo, o objetivo deste espaço é atender a necessidade de acesso remoto, em decorrência das medidas sanitárias em combate ao novo coronavírus (covid19). Utilizaremos este ambiente para disponibilizar, em caráter preliminar e emergencial, alguns representantes digitais de documentos que compõem o acervo.

Em médio e longo prazo, serão disponibilizados através dessa plataforma o arranjo do acervo, as descrições documentais e seus respectivos representantes digitais. Desejamos que, além de contribuir para a organização documental, esta ferramenta seja um instrumento de recuperação da informação, ampliando as possibilidades de pesquisa e usos da documentação, colaborando com a preservação e disseminação da informação, bem como, com a preservação documental.

O conjunto documental multissecular do Centro de Memória Jorge Calmon é composto por documentos originais, gerados a partir das atividades que a Santa Casa de Misericórdia da Bahia desenvolveu a partir das instituições que possuiu ou administrou ao longo dos séculos. São mais de 1800 livros e centenas de caixas que contém documentos de diferentes tipologias, em processo de classificação, produzidos do século XVII até os dias atuais.

O atendimento presencial segue suspenso, mas o atendimento remoto pode ser realizado através do e-mail: c.memoria@santacasaba.org.br

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira das 8h30 às 12h

Segunda a quinta-feira das 13h30 às 17h

Sexta-feira das 13h30 às 16h

Conheça nosso site: http://www.centrodememoriasantacasaba.org.br/Siga nossas redes sociais: @centrodememoriascmba